Lenda da rosa azul


Lenda da rosa azul 

No mosteiro de Cartuxa, no Buçaco, em Portugal vivia um piedoso monge, cuja vida inteira consumiu-se entre orações e cultivo de rosas. Jardineiro de almas e flores passava as manhas de joelhos no silencio da capela, aos pés de Cristo, e as tardes no pequeno jardim curvado diante das roseiras, que ele mesmo plantava e regava com água e amor.Sua paciência de jardineiro era voltada a uma ideia, um sonho; ter nas mãos uma rosa azul das tendas do Oriente,  (soube da flor azul num poema latino) sentir seu perfume e tocar sua delicadeza...

Por isso, juntava ele as sementes, casava os brotos, fundia enxertos, combinava terras, adubos cobria de águas e esperava ansioso o aparecimento do tão sonhado botão azul!
Ao completar setenta anos de experiencia, os sonhos já se misturavam em sua mente, sua encantada rosa azul, surgiu afinal como coroa real, no topo de um galho da roseira, um botão azul da cor do céu.... Ohh!!!
Já encurvado, o velhinho não resistiu tamanha emoção, adoeceu. E  em sua cela , ajoelhou-se diante do seu Cristo, pedindo-lhe em lagrimas e soluços pungentes, que pela dedicação de sua vida em santidade, não lhe cerrasse os olhos sem que antes pudesse ver o desabrochar da sua rosa azul. E todos que o ouviam falar sobre esse seu desejo choravam emocionados com a situação.
A noticia espalhou-se ate chegar num convento próximo, onde orava uma linda noviça; moça formosa e além de formosa e moça, fidalga e portuguesa.  Compreendeu a pequenina freira no seu jardim de sonhos, o valor da ilusão, e correndo para sua cela consumiu-se por uma noite inteira a fazer  com seus dedos delicados uma viçosa rosa de seda azul, que perfumou com essências florais  e mandou ao velho padre. No dia seguinte pela manha entre sorrisos e lagrimas morria em seu catre segurando em suas mãos, o milagre do céu... A rosa azul!!!!
A flor azul, representa  a luta metafisica do infinito inalcançável, e sentimentos como gratidão, respeito, admiração, desejo e o amor, alegoricamente ela representa o nascer do impossível
As nossas mãos poderão nunca criar  fisicamente uma flor azul, mas nosso coração e nossa alma podem fazer com que a flor azul exista através de boas atitudes, pequenos gestos que demonstrem amor, sentimentos nobres quanto ao que descrevo....!!!

Pra mim a rosa azul é um tipo de rosa vermelha (que particularmente amo),
só que de outra cor.....!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Humberto Gessinger e Rogério Flausino - Negro Amor

A mulher do chapéu violeta

Aporrinha ou purrinha