ciúmes que mata....


As mulheres se alegravam, e cantando alternadamente diziam: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares.
Então Saul se indignou muito, pois esta palavras lhe desagradaram em extremo; e disse: Dez milhares, deram elas a Davi, e a mim somente milhares; na verdade, que lhe falta senão o reino? Daquele dia em diante, Saul não via Davi com bons olhos  
(1 Samuel 18;7-9)

Não existe nada mais triste do que um líder  com ciúme e inveja do sucesso de seus liderados . É um sentimento que domina pela suspeita e pelo medo, e o resultado é inevitavelmente um grande sofrimento pelas consequências dessa atitude. 
A derrota de Golias foi uma grande vitória para o povo de Israel. O cântico das mulheres proclamou apenas o que era claro aos olhos de todos. Paralisado pela indecisão e pelo temor, o rei Saul não proporcionou uma orientação decisiva aos seus homens. Foi o jovem pastor de Belém que demonstrou a atitude de coragem e valentia. 
Davi em nenhum momento alardeou o seu feito. Foi o povo que tornou evidente sua grandeza, e enquanto festejavam, o coração do rei se encheu de ira. O historiador que registrou esse momento nos revela uma decisão originada nesse acontecimento: 

"... Daquele dia em diante, Saul não via a Davi com bons olhos". 

Nesta afirmação está a chave do problema. Uma vez que o ciúme e a inveja se apoderam do coração os olhos verá negativamente todos os que estão ao seu redor, e o julgamento que deveria ser naturalmente justo será obscurecido pela amargura e como consequência grande parte do tempo será empenhado na procura de formas para desqualificar o outro. Este é o resumo da vida de Saul que procurou, incansavelmente destruir a vida de Davi.

Vamos pensar como a palavra de Cristo aos seus discípulos é maravilhosa e desinteressada: "Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço e as fará maiores do que estas, porque eu vou para o meu Pai. 
O Messias não definiu "grandeza" pelo tamanho de uma obra, mas pela fidelidade com que alguém executa a tarefa que lhe foi entregue. 
Neste sentido, o êxito dos Seus discípulos evidenciou o que Seu trabalho, como Messias, foi plenamente cumprido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Humberto Gessinger e Rogério Flausino - Negro Amor

A mulher do chapéu violeta

Aporrinha ou purrinha