As divisões do Novo Testamento




O Novo Testamento é dividido à maneira do Pentateuco; em cinco porções distintas. Os quatro Evangelhos nos dão a narrativa da vida, dos ensinamentos, da morte e da ressurreição de Jesus, correspondendo ao livro de Gênesis. 
No livro de Atos temos a história da libertação do povo de Deus da escravidão do judaísmos para a liberdade cristã, correspondendo ao livro de Êxodo. 
As Epístolas de Paulo são o Levítico do Novo Testamento, em que é revelado o caminho de acesso à presença de Deus, e é dada uma completa revelação das doutrinas de Cristo. As epístolas gerais de Tiago, Pedro , João e Judas se dedicam à aplicação da verdade às necessidades, às dificuldades e aos sofrimentos da nossa peregrinação terrestre, correspondendo desse modo ao livro de Números, no qual são narradas as peregrinações de Israel pelo deserto.  
O livro de Apocalipse, à maneira de Deuteronômio, reúne grandes lições do passado e depois dirigem nosso olhar à frente, para as glórias da nossa eterna herança. 
Descobrimos, mesmo se olharmos brevemente, que cada uma das cinco divisões apresenta a pessoa de nosso Senhor de um modo que se ajusta ao tema principal da divisão, e ainda em perfeita concordância com toda a verdade no que diz respeito à Sua Pessoa.
A Ele Glórias!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Humberto Gessinger e Rogério Flausino - Negro Amor

A mulher do chapéu violeta

Aporrinha ou purrinha