À PALO SECO - BELCHIOR
Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes nasceu em Sobral, CE, em 26 de Outubro de 1946. Durante a infância foi cantador de feira e poeta repentista. Estudou musica coral e piano com Acaci Halley. Foi programador de radio em Sobral, e em Fortaleza CE começou a dedicar-se a musica, após abandonar o curso de medicina. Ligou-se a um grupo de jovens compositores e músicos Fagner, Ednardo, Rodger, Teti, Cirino e outros -- conhecidos como o Pessoal do Ceara.
Há quem diga que Belchior com a música "A palo seco" está respondendo a uma crítica do cantor baiano Raul Seixas e seu parceiro Paulo Coelho, que o chama de “latino americano que não tem cheiro nem sabor” na música Eu também vou reclamar. Enquanto Raul sonhava com um mundo alternativo, Belchior vivia a realidade de uma ditadura militar; enquanto Raul se inspirava em artistas norte-americanos como Bob Dylan e Elvis, Belchior preferia se inspirar em uma realidade latina. “Um tango argentino me vai bem melhor que um blues”. Então, Belchior responde a essas críticas A Palo seco.
Se é verdade ou não, pouco importa, fato é que Belchior foi, é e será um dos melhores e pra mim um poeta cantador, observador do ser humano em suas felicidades, suas angustias, seus preconceitos, seus desesperos...
Esse é Belchior!!!!