Dadaísmo
O Dadaísmo foi um movimento artístico originado na cidade de Zurique em 1916. Surgiu em meio a guerra no encontro de um grupo de refugiados (escritores e artistas plástico) com o intuito de fazer algo que chocasse a burguesia da época.
Este movimento é o reflexo da perspectiva diante das consequências emocionais trazida pela Primeira Guerra Mundial: o sentimento de revolta, de agressividade, de indignação, de instabilidade.
O Dadaísmo é considerado a radicalização das três vanguardas europeias anteriores. O Futurismo, o Expressionismo e o Cubismo.
Os artistas da época eram contra o capitalismo burguês e a guerra promovida com motivação capitalista . A intenção desta vanguarda é destruir os valores burgueses e a arte tradicional.
Os artistas que formavam esse movimento eram alemães e franceses exilados na Suíça por não concordarem com a posição de seus países
O nome do movimento exemplifica isto. A palavra "dada" de origem francesa significa " cavalo de pau". Não existe nenhuma relação desse brinquedo com a arte, e essa falta de sentido é justamente a característica principal do movimento.
O nome do principal fundador do Dadaísmo é Tristan Tzara, o qual ensina o seguinte a respeito do movimento:
Para fazer um poema Dadaísta
Pegue um jornal
Pegue uma tesoura
Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema
Recorte o artigo
Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco
Agite suavemente
Tire em seguida cada pedaço um após o outro
Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco
O poema se parecerá com você.
No Brasil o dadaísmo tem referencia através do escritor Mario de Andrade em seu livro Pauliceia desvairada,
Comentários
Postar um comentário