Livros poéticos


São cinco (5) os livros poéticos da Bíblia:
JO, SALMOS, PROVÉRBIOS, ECLESIASTES e CANTARES, dentre estes, três são chamados "livros de Sabedoria" à saber : Jó, Provérbios e Eclesiastes. O primeiro nos apresenta a sabedoria para aquele que sofre, sabedoria nas horas de provações. O segundo revela como adquirir a sabedoria que gera o crescimento espiritual e material. O terceiro e último revela a sabedoria filosófica para aquele que procura entender a razão da existência de tudo que há no universo, principalmente a nossa existência. Estes são livros de sapiência escritos de forma poética.

PORÇÕES POÉTICAS DA BÍBLIA
A poesia das Escrituras expõe a verdadeira religião, ou seja, a verdade de Deus de maneira harmoniosa, filosófica e sentimental. Escrita de forma simples, clara e compreensível. São ensinos universais que abrangem assuntos de grande importância que é do interesse de todos. As porções poéticas da Bíblia, foram escritas por homens sábios, fiéis, temente a Deus, ungidos e cheio do Espírito Santo, os quais se limitaram a escrever apenas aquilo que fora autorizado pelo Senhor, por isso o valor destas poesias permanecem inalterados.

A RELIGIÃO E A ORIGEM DA POESIA
Embora seja difícil definir a origem da poesia, foram encontradas inscrições hieroglíficas egípcias que remontam ao ano 2600 a.C. Eram canções formadas por lamentos, odes, elegias e hinos, muitos com significado religioso, característica que permite levantar a hipótese de que as origens da poesia estão na expressão, provavelmente associada com a dança, do espírito religioso. A poesia narrativa também tem suas origens na prática religiosa. As canções épicas contam os mitos da criação e falam dos deuses e dos heróis históricos.
O primeiro livro poético, o Livro de Jó possui uma mensagem para os que estão com o coração ferido.
O Livro de Salmos é dirigido aos adoradores no meio do povo de Deus.
O Livro de Provérbios é o mais pratico da Bíblia.
O Livro de Eclesiastes é o livro preferido das pessoas céticas.

Ode e hino: Os dois nomes vem da Grécia e significam  Canto
Elegia: É o Poema de um canto lírico de tom triste.
Idílio e Écloga: Poemas que exaltam a vida no campo.
Epitalâmio: Poema feito em homenagem à realização de núpcias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Humberto Gessinger e Rogério Flausino - Negro Amor

A mulher do chapéu violeta

Aporrinha ou purrinha